Foto: Jonathan Ernst/Reuters (5.out.2020) |
A quinta-feira (15) da corrida à Casa Branca foi agitada, com Donald Trump e Joe Biden realizando simultaneamente sabatinas na TV aberta dos Estados Unidos. Com eleições de 3 de novembro chegando na reta final, os candidatos vão dando as últimas cartadas.
Para analisar o contexto, a CNN entrevistou Hussein Kalout, cientista político e pesquisador de Harvard que vê vantagem para Biden, com cancelamento do debate, e um Trump na defensiva diante da estagnação em intenções de votos em estados norte-americanos importantes.
“Trump tem mais flancos a defender no momento. Ele não consegue diminuir a diferença em estados cruciais como Pennsylvania, Flórida e Carolina do Norte e tentar implodir a credibilidade do Biden. Ele está na defensiva, tentando minar o arcabouço de legitimidade do campo democrata.”
“Biden, por sua vez, está confortável. O maior risco de sua campanha era o confronto direto com Trump, mas como o presidente pegou a Covid-19 e cancelou um debate. Biden preservou sua estratégia. Creio que se Biden não cometer erros, estará mais próximo da vitória do que Trump.”
Kalout também ressaltou que dados divulgados nesta quinta-feira mostram que Biden está com boa margem de liderança em estados vitais e que, se o quadro se mantiver, o democrata está perto da vitória.
Da CNN, em São Paulo (Edição: Sinara Peixoto)
Comentários
Postar um comentário