Pular para o conteúdo principal

Na Estrutural: GDF dá um passo importante na parceria de geração de empregos e proteção ambiental


Paulão da Estrutural e Fernando da Sonho de Liberdade segurando o tijolo ecológico como símbolo da parceria de reaproveitamento e inclusão | Foto: Redes Sociais
A comunidade da Estrutural e do Distrito Federal aguarda com ansiedade o lançamento do projeto Tijolo Solidário

O projeto visa fabricar tijolos ecológicos, bloquetes, meios fios e vários artefatos, todos ecologicamente corretos para construção de moradias populares e retorno às empresas da construção civil, através da Logística Reversa.

Dessa forma, a capital terá um tijolo de fabricação com restos da construção civil que fará a inclusão de milhares de cidadãos excluídos da sociedade, que é o caso de ex-detentos, moradores de rua, ex-catadores que não foram contemplados no Centro de Triagem inaugurado recentemente na Cidade do Automóvel com o fim do lixão, de acordo com o Marco Regulatório de Saneamento Básico, Lei 14.026/2020.

Nesse contexto, as parcerias estão a todo vapor, GDF e sociedade civil juntos para construírem políticas públicas de inclusão social, conforme os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, um acordo de 193 delegações integrantes da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em 2015, em Nova York, onde líderes mundias decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

Após a posse do galpão cedido pelo SLU, o próximo passo será montar a logística e as linhas de produção do Cavaco que será coordenado pela cooperativa Sonhos de Liberdade e do tijolo ecológico e artefatos, coordenado pelo projeto Tijolo Solidário com o IMV.

A administradora do SCIA Estrutural, Vânia Gurgel, esteve no galpão e se colocou à disposição para o desenvolvimento do projeto Tijolo Solidário.

No galpão ainda terá a separação de plástico e papelão, uma ação coordenada pelo presidente Almerindo da cooperativa Cooperar Brasil.

Na última sexta feira (21), a parceria foi oficializada com a Cooperativa Sonho de Liberdade, conhecida por seu trabalho com ex-detentos há 15 anos na Cidade Estrutural.

O coordenador da cooperativa, Fernando de Figueredo, está sonhando alto com essa parceria da soma de 08 cooperativas e o Instituto Mover da Vida, proponente do projeto tijolo solidário, idealizado por Paulo Batista, também conhecido naquela região como Paulão da Estrutural, um dos fundadores da cidade .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto que o Brasil precisa

Willian Gonçalves Faria - Foto/divulgação       Willian Gonçalves faria, natural de Patos de Minas MG, 28 anos de idade, morador de São de Sebastião Distrito Federal , vem lutando pela melhoria das políticas pública de educação tem um projeto de sua autoria que percorre esferas do governo federal em prol da educação. O projeto: ”Ensino de Portas Abertas a Arte, Cultura e Inovação” – trabalhando o conceito vida consiste em introduzir dentro da matriz escolar soluções positivas junto a crianças e adolescentes apoiado pelos professores. Sendo construído em sala de aula em troca mútua de conhecimento, ou seja, o projeto consiste em inserir no dia a dia da escola ações que possibilitem tomadas de decisões com situações reais que acontecem no país. William Gonçalves Faria - Foto/divulgação  O jovem oriundo do Estado de JK, visionário igualmente ao presidente construtor da capital Federal conhecedor e experiente nas lutas e discurssões sociais por meio de ONGs e entidades r...

Moradores encontram cabeça decapitada em praça no Entorno do DF

 A  vítima foi identificada como Randerson Maximo Barbosa. A Polícia Civil do Estado de Goiás busca pelos autores do crime Por Darcianne Diogo 02/07/2021 23:29 - Atualizado Material cedido ao Correio Moradores encontraram, na noite dessa sexta-feira (2/7), uma cabeça decapitada na Praça Santa Lúcia, em Águas Lindas de Goiás — distante cerca de 48km de Brasília. Até a última atualização dessa reportagem, ninguém havia sido preso. O corpo não foi encontrado. Testemunhas relataram à reportagem que passavam pela área, quando se depararam com a cabeça. A perícia da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) foi acionada e está no local. A vítima foi identificada como Randerson Maximo Barbosa. A polícia apura a motivação do crime. Ao longo das investigações, surgiu-se a informação de que o membro poderia ser do jovem, de 19 anos, assassinado em 13 de maio. O corpo de Mateus dos Santos Sousa foi encontrado decapitado em um córrego, na região de Brazlândia, próximo à Ponte Maranata,...

Do lado de Ibaneis: Celina Leão diz que Ibaneis é imbatível e que se reelegerá ao Buriti

A deputada federal Celina Leão (PP-DF), disse neste domingo(16), ao programa “Conectado ao Poder”, da Rádio Metrópoles, comandado pelo jornalista Sandro Gianelli, que em 2022 vai estar onde o governador Ibaneis Rocha (MDB) estiver. Seja concorrendo à reeleição pelo seu atual partido, o MDB, ou pelo PP, partido que ela é filiada. Ao analisar o cenário político do DF, que se movimenta de forma frenética, mesmo distante a 1 ano e cinco meses do início da campanha eleitoral do próximo ano, a deputada Celina Leão disse ser “legitimas e democráticas” às candidaturas postas ao Buriti. Atualmente, o jogo político do DF se desenha com a candidatura do senador Izalci Lucas, pelo PSDB; da senadora Leila do Vólei (PSB) e da suposta candidatura da deputada federal Flávia Arruda (PL) , partido que faz parte da base aliada do governador do DF. Diante de tal cenário, a deputada Celina Leão observou que enfrentar a reeleição do governador será um páreo duro para qualquer um de seus adversários que se a...