No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data instituída pela Lei Federal nº 9.970/00 foi escolhida em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi espancada, estuprada, drogada e morta em Vitória (ES).
Carreata
Nesta terça-feira (18), o grupo de rede Estrutural promoveu uma linda carreata iniciada pela cidade do Guará, com concentração na CRE/Guará, e percorrendo as ruas daquela cidade. Em seguida todos rumaram para uma nova concentração no CEF 02 da Estrutural e juntos andaram em vários percursos da RA - XXV, para conscientizar pais, alunos e professores sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento, que conseguiu reunir dezenas de pessoas, de ambas as comunidades, terminou o percurso no Centro de Ensino 02 de Estrutural/DF, escola que é destaque na comunidade por seu envolvimento social e preocupação com um ensino de qualidade.
Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH)
Para fortalecer e subsidiar profissionais da rede de proteção a crianças e adolescentes, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) atualizou cartilha com informações sobre abuso sexual contra esse público. Com novos dados, o documento ainda incentiva o registro da denúncia e sensibiliza as famílias brasileiras a respeito do tema.
A cartilha mostra, por exemplo, que o Disque 100 teve 95,2 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2020. Os registros corresponderam a 368.333 violações e incluem violência física, psicológica, abuso sexual físico, estupro e exploração sexual. Os dados são da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), responsável pelo serviço no MMFDH.
Disque Denúncia
A ligação para o Disque 100 é gratuita e a pessoa não precisa se identificar.
Da redação: www.ranews.com.br
Comentários
Postar um comentário